segunda-feira, 19 de outubro de 2009

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Interação entre cursos

As atividades propostas referentes a execução do exercício 2.5 que por sua vez tinha como objetivo de criar um blog para os cursistas do gestar II, ocorreu no dia no dia 07/08/2009.
apesar do meu não comparecimento do curso as colegas de cursos que desenvolvemos o planejamento diz que ocorreu da seguinte maneira:havia um número pequeno de cursista este dia acredito que isso se deve há primeira semana de curso após a férias.
Outro acontecimento no desenvolvimento das atividades propostas deste dia e que só tinha um notebook para 4(quatro)pessoas , o ideal seria um computador para cada um.
Houve um imprevisto na hora de adicionar os blogs dos cursistas no blog da orientadora do curso gestar, os resultador não correspondeu com o objetivo proposto.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Interagir é preciso.

Os recursos tecnológicos presente no dia- a dia são primordiais para sobrevivência no mundo globalizado, portanto torna-se de fundamental importância os recursos digitais tais como:celulares, computadores, maquinas digitais e outros recursos que se encontra presente em nossa vida. As vezes tentamos menosprezar os recursos digitais presente em nosso cotidiano,talvez por falta de conhecimento ou por falta de curiosidade, não sei só sei que temos que interagirmos nesta contextualização se não quero ficar de fora da nossa própria realidade; é isso é cruel conosco mesmo desconfigurar da nossa própria realidade meu Deus tenha misericórdia de nós. A inclusão digital são para todos as pessoas, independentes de sua cor,sexualidade, religião e de outros fatores que contribuam para sua interferência da não interação com o sistema digital.
Segundo wikipédia o termo mídia digital (opósito de mídia analógica) refere-se a mídia eletrônica que trabalha com codecs digitais. No sentido mais amplo, mídia digital pode ser definida como o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais

No sentido técnico, mídia digital pode ser:

* Computador
* Telefone celular
* Compact disc
* Vídeo digital
* Internet e World Wide Web
* Televisão digital
* MiniDisc
* Jogo electrónico
* e outras mídas interativas
Conceito

Genericamente, o termo refere-se a qualquer mídia que utiliza, como meio, um computador ou equipamento digital para criar, explorar, finalizar ou dar continuidade a um projeto que tem como suporte a internet, comunicação online ou offline, produções gráficas, videogames, conteúdos audiovisuais, etc. Se opõe também às mídias analógicas, usufruindo assim das vantagens técnicas dos meios digitais como uma maior agilidade na manipulação e criação de conteúdos. Além disso, o conteúdo pode ser reproduzido e reutilizado sem perda de qualidade, o que garante um fluxo de trabalho muito mais dinâmico e multimidiático, favorecendo assim a interdisciplinaridade ou a integração entre os diferentes meios, sendo essa uma característica marcante desse tipo de mídia e processo de trabalho.

Atualmente, no entanto, mídias digitais não se limita apenas à oposição das mídias analógicas, mas como uma ramificação muito mais abrangente, criativa e ilimitada do uso de mídias, já que suas possibilidades não necessariamente são formatadas. Pelo contrário, a mídia digital explora os meios corretos para comunicar a mensagem da forma mais adequada e instigante.
Torna-se necessário a interação com o mundo digital,pois esses recursos estão presentes em nosso dia-dia.




[

terça-feira, 30 de junho de 2009

portfolio da tic (Tecnologia de Informacão e comunicações)

O PRESENTE RELATOŔIO TÊM O PROPÓSITO DE APRESENTAR AS ATIVIDADES SUGERIDAS PELO O CURSO TIC (TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO), QUE POR VEZ CONTRIBUI MUITO PARA A QUESTÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
NA ATIVIDADE 1.1 FOI REALIZADA UMA REFLEXÃO DO PROFISSIONAL E SUA APRENDIZAGEM REFERENTE O PROCESSO DE ENSINO. DANDO SEQUÊNCIA A ATIVIDADES 1.2 A OCORREU NA MESMA PROPORÇÃO DE MANEIRA QUE PODEMOS VISUALIZAR UM VÍDEO AONDE APRESENTAVA UMA ENTREVISTA COM O ANTÕNIO NÓVOA E TEXTO DE MARIA UMBELINA CAIFA SALGADO NO QUE DIZ RESPEITO AS ATIVTDADES 1.3 TINHA COMO O TEMA A EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA , REFLEXÃO FEITA SOBRE O PONTO DE VISTA DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO DIANTE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO CONTEXTO SOCIAL.ATIVIDADE 1.4, . NA ATIVIDADE 1.5;ATIVIDADE 1.6 ATIVIDADE 1.7; ATIVIDADE 1.8; TIVIDADE 2.2; ATIVIDADE 2.2B esta presente na postagem abaixo.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O QUE É HIPERTEXTOS?

O hipertexto é um termo tecnológico que remete a um texto em formato digital, agregando – se a outros conjuntos de de informações que vão subsidiar o hipertexto.

O sons, imagens, e palavras, na qual o acesso de dá através de referências específica denominado links são os auxílios que irão possibilitar o enriquecimento ao texto. Sua importância é de interconectar os diversos assuntos abordados enfatizando ao assunto pesquisado.

O sistema de hipertextos mais conhecido é www(world wide web), pois esse são usados de forma que todos os navegantes tem acesso.

entretanto não só a internet que possibilita os hipertextos,como fonte de conhecimentos, interação de assuntos pesquisados; como também todos os textos que oferecem conhecimentos em determinados assuntos , sendo ele verbal ou não,

Ressalta ainda, que as características que define o hipertexto que por vez são: intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade; estrutura em rede,transitoriedade e organização multilinear. propicia para o leitor virtual segurança no assunto.

Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.

Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.